segunda-feira, 21 de maio de 2007

A Partitura do Actor



No seu livro “Uma Voz para o Ator” a Prof. Eudósia A. Quinteiro designa de Partitura do Actor a todo um trabalho de notação e anotação, feito pelo actor, no texto em que está a trabalhar, para criar uma personagem.


O texto recebido pelo actor vem através da linguagem escrita, ou seja, na chamada “Galáxia de Gutenberg[1]” obedecendo a todos os requisitos que tal veículo de comunicação exige, pois é feito predominantemente para os olhos. Mesmo cientes de que o autor da obra teatral tenha se desdobrado na busca da linguagem oral, o fato é que o texto vem impresso, com a marca de Gutenberg e obedecendo a todo o código da linguagem escrita, com todas as vírgulas, pontos, etc.


Antes de dizer um texto, torna-se necessário adaptá-lo para a linguagem oral, uma vez que a fala tem seus próprios requisitos no acto da comunicação.


Quando falamos, damos vazão ao pensamento, que tem em si uma urgência em completar-se enquanto ideia emitida vocalmente. Nessa necessidade, passam a vigorar outras normas na comunicação, onde nem sempre as vírgulas e pontos coincidem, sendo, portanto, pouco respeitados. O que assume real importância no acto de dizer é a respiração, pois precisamos do combustível do ar para movimentar o aparelho fonador e produzir discurso sonoro. Para falar, é necessário respirar. O acto respiratório passa, então, a ter uma função primordial na arte de falar.



[1] Impressor e inventor alemão, nasceu na última década do século XIV no arcebispado de Mainz, na Alemanha e morreu provavelmente em 1468. A Gutenberg se deve a invenção de um método original de impressão com caracteres móveis. Conhecia a técnica da ourivesaria que aplicou ao fabrico de matrizes e punções tipográficas. Sobre a vida de Gutenberg existem poucos dados. De Mainz mudou-se para Estrasburgo, onde foi polidor de jóias durante 10 anos. Sabe-se que nesta altura se envolveu numa acção em tribunal. O facto de ter sido o inventor da tipografia foi motivo de grande controvérsia, principalmente pela parte de Laurens Coster da Holanda e de Pamfilo Castaldi de Itália. Em 1450, Gutenberg empreende a publicação da Bíblia Latina, que é o mais antigo livro composto em caracteres móveis chegado até nós. Os caracteres móveis foram usados sem grandes alterações durante três séculos.


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1 comentário:

Anónimo disse...

Querido Marco!! Que bom um blog sobre teatro! Sempre a ensinar né? Pois é! Gostei muuuuuito. Sempre que puder vou vir por aqui muitas vezes.
Lindo! Amei.