sábado, 19 de maio de 2007

Mestres da comunicação



“A natureza arranjou as coisas de tal modo que, quando estamos em comunicação verbal com os outros, primeiro vemos a palavra na retina da visão mental, e depois falamos daquilo que assim vemos. Se estamos a ouvir outros, primeiro recolhemos pelo ouvido o que nos estão a dizer, e depois formamos a imagem mental daquilo que ouvimos.
- Ouvir é ver aquilo que se fala; falar é desenhar imagens visuais.
- Para o actor uma palavra não é apenas um som, é uma evocação de imagens. Portanto, quando estiver em intercâmbio verbal em cena, fale menos para o ouvido do que para a vista.”



Contagie o seu comparsa! Contagie a pessoa com a qual estiver a contracenar!
Insinue-se até na sua alma, e, ao faze-lo, você mesmo se sentirá ainda mais contagiado! E se você ficar contagiado, todos os outros ficarão ainda mais!
E então as palavras que você pronunciar serão mais estimulantes do que nunca.”



Constantin Stanislavski
A Construção da Personagem, Rio de Janeiro,
Civilização Brasileira, 1970



“(...) É necessário que o actor, para agir através das falas, tenha, antes disso, elementos aos quais possa reagir falando, isto é, imagens das falas dos outros. Só assim a acção de falar em teatro será realmente humana”
“Antes de começar a falar, nós imaginamos o que vamos dizer, e só depois transformamos essas imagens em palavras.”

Eugênio Kusnet
Actor e Método, Rio de Janeiro, MEC-SNT, 1975


“Se você souber apreciar o que os sons das palavras podem transmitir é possível que isso também sirva para inspiração interior.”

Robert Lewis
Método ou loucura, Rio de Janeiro, Ed. Tempo Brasileiro, 1982

“O hemisfério esquerdo parece estar ‘predestinado’ aos sons da fala, já preparado para analisar sons em forma linguística”.
Dan Isaac Slobin
Psycholinguistics
Scott, Foresman .Published 1979
Psicolinguística. São Paulo, Ed. Nacional - EDUSP, 1980

1 comentário:

Alice Matos disse...

Oi Marco... Felicidades para o teu trabalho, agora também neste blog!