terça-feira, 3 de julho de 2007

Formação contínua de Professores

A formação contínua de professores no Ensino Básico, Secundário tem como objectivo, para além da reciclagem, a obtenção de créditos para subir na carreira docente. Actualmente praticamente paralisada devido às novas directrizes do Ministério da Educação que decidiu investir somente em Acções das “famosas” TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) voltadas principalmente para a Matemática e a Informática, sem esquecer, é claro, a área das “Bibliotecas”.
Muito bem, então teremos, cada vez mais, professores geniais no que diz respeito às novas formas e metodologias para formar futuros “matemáticos”, se bem que a média nacional, segundo as estatísticas divulgadas pela imprensa, pouco passa dos 7 valores. Onde estará o problema? Ao que parece, segundo “os governantes”, está nos professores.
E quanto as Bibliotecas? Bem, é claro que, não menos importante, os professores devem saber o que ensinar aos “futuros pupilos”, por exemplo: encadernação, conservação e restauro de materiais e documentos para os técnicos do Arquivo Histórico.Só espero sinceramente que essas Acções tenham conteúdos realmente pertinentes e mostrem um caminho para o professor que seja menos penoso, pois muitos deles só frequentam as Acções de Formação porque são obrigados e, por isso, nem sempre aproveitam-nas como deveria ser.
E a componente humana? Onde fica?


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