A maioria dos formandos/professores quando frequentam uma Acção de Formação que envolva Técnicas Teatrais - especificamente o Curso “Técnicas Teatrais Aplicadas ao Professor” – dividida em módulos 1, 2 e 3, já entram a saber que vão ter que participar do processo e da obrigatoriedade dos trabalhos práticos e teóricos. Para aqueles professores menos conscientes da eficácia da sua comunicação perante os alunos, ou para aqueles menos voltados às artes cénicas, pode parecer estranho, mas é extremamente positivo porque ao perceber o processo e a obrigatoriedade, estes têm de buscar uma maneira de tirar proveito das situações e muitas vezes acabam por saírem mais sensibilizados para as Artes Cénicas que outros com mais experiência na área.
O contacto comigo e com os colegas formandos gera novas expectativas e troca de saberes. A aceitação do jogo e o contacto com o próprio corpo, seu instrumento de trabalho, faz com que os participantes comecem a sentir os efeitos resultantes do processo a que são submetidos. Tudo se resume a um conjunto de pequenas vitórias, as quais sempre apresentam resultados muito positivos que podem ser imediatos ou não, depende do tempo de assimilação que cada um tem.
Os professores acabam por descobrir um mundo que desconheciam, e consequentemente as vantagens que estas descobertas podem trazer para as suas vidas, tanto a nível pessoal como profissional.
A palavra chave é "Comunicação", tanto o actor como o professor são instrumentos da Comunicação e têm obrigação de falar melhor, actuar melhor, ensinar melhor, ser melhor, estar melhor e, por fim, viver melhor.
Copyright © 2007 by MarcoARMascarenhas
Sem comentários:
Enviar um comentário