segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Uma nova fase... Uma nova vida... AFREUDITE


As coisas alteram-se e a vida muda... Seria uma chatice se não fosse assim...
Caros amigos,
Desta vez não estou a divulgar uma peça de teatro, mas sim um restaurante... Sim, isso mesmo.
Um belo dia, acordei Chef do Restaurante Afreudite... Diretamente dos palcos para a cozinha e o mundo dos sabores.
Praticamente todos os meus amigos experimentaram os meus quitutes... Mas agora, é um bocado diferente. 
Espero pela vossa visita, para mais informações clique no vídeo abaixo.




Beijos e abraços para todos
"Chef Marco António Reccevotto"

domingo, 16 de junho de 2013

CIRCO DAS CORES


O Projeto / Espetáculo
            As potencialidades do teatro e da expressão dramática são há muito reconhecidas pela comunidade escolar e os projetos desenvolvidos nesta área são inúmeros e diversos. Como atividade extra-curricular ou como disciplina curricular de opção, ou mesmo como atividade pontual proposta no âmbito das disciplinas de frequência obrigatória, o teatro tem uma presença constante na prática pedagógica das escolas em Portugal.
            Assim, reconhece-se a relevância que o teatro pode assumir na formação de alunos e professores e no desenvolvimento de um conjunto alargado de competências que contribuem  para o seu sucesso escolar e preparam o seu futuro sucesso profissional.
            Foi a pensar nesta dimensão que resolvemos promover a montagem da peça teatral infantil “Circo das Cores” - mais uma história de amor para crianças, onde o preconceito e a descriminação também são tratados. A peça gira em torno do amor da sombrinha Juliana pelo guarda-chuvinha Romão, que encontraram-se e apaixonaram-se sem o consentimento dos pais.
Vão trabalhar num circo, onde o amor, a criatividade e a vontade lutar e seguir em frente vencem a batalha contra o racismo e a xenofobia. Uma peça pensada no ponto de vista da criança, destinada à faixa etária de 5 a 11 anos.
Ficha Técnica
 Onivaldo Dutra (Autor); Marco Mascarenhas (Encenação); Joana Lourenço, Carlos Catarino, Catarina Monteiro, Carlos Alves, Telmo Ricardo, Cláudia Vieira e Carina Barbosa (Interpretação); 
Produção e Montagem
Ditirambus – Associação Cultural e Pesquisa Teatral                                                                     



quarta-feira, 22 de maio de 2013

De Regresso ao Blog

Após um longo período de ausência, voltei a "Blogar" (tudo vira verbo...kkk)
Tive um longo percurso com acontecimentos variados até este regresso ao Blog.
Não, não se preocupem, não vou postar todos o acontecimentos pessoais e falar da minha vida...kkk... Só alguns, está bem!
Vou postar os trabalhos desenvolvidos e por desenvolver (enquanto tiver forças...), principalmente os que vivi e viverei durante esta malfadada "crise" que assola Portugal.... Esse cancro "encalacrou" na sociedade e virou desculpa para tudo e todos, colocando-nos num verdadeiro limbo.
Como artista observo à minha volta desde que regressei do Brasil, após seis meses a recuperar-me de um problema de saúde, parti de Portugal em Dezembro de 2010 e regressei em Junho de 2011... Tudo mudou.
O Teatro que eu dirigia, já não me pertencia, as Ações de Formação para Professores ficaram cada vez mais raras (uma vez que eles só precisam frequentá-las uma vez por ano apenas para serem avaliados), os projetos artísticos ficaram pelo caminho, sem espaço para representá-los ou porque as as pautas dos teatros estavam cheias ou porque o público se retraiu...etc, etc, etc...
Apesar de ainda estar um pouco abatido e ainda a recuperar-me fisicamente, levantei a cabeça e comecei a buscar estratégias para sobreviver. Era isso ou então ir embora de Portugal de vez e deixando vinte anos da minha vida para trás... Apagar vinte anos da minha história? Não! Vinte anos de dedicação aos professores, às crianças, aos velhos, aos amigos... à Portugal... País que amo, tanto que naturalizei-me português num impulso de paixão... Foi avassalador e eu não resisti... "Casei-me" com Portugal! Cedi aos impulsos... Agora, estou realmente como Portugal, ou seja, falido e cheio de dívidas.

Retrospectiva pós-recuperação física:

2011
Voltei a ser o Diretor Artístico da Ditirambus: Cia de teatro da qual sou cofundador (1996)
http://ditirambus.netau.net/index.html

O Frio que Faz na Cama: peça que encenei antes da minha viagem ao Brasil, no regresso ainda colocamos em cartaz algumas vezes. Chegou a ser indicada a prémios em sete categorias num festival de teatro de Gaia... Muito chic!

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.383207278399625.84975.327645057289181&type=3

Ações de Formação para Professores da APPI (Associação dos Portuguesa de Professores de Inglês): duas turmas.

2012
Deita o Babico no Lixo: peça infantil que eu adaptei e encenei. Estreou 1 de Junho de 2012, fizemos apresentações "esporádicas" para escolas. Devido algumas pessoas apresentarem peças infantis gratuitamente para as escolas (sem que se pense na qualidade do trabalho), o mercado ficou prejudicado.
Mesmo assim a peça fez sua última apresentação em Março de 2013.

http://ditirambus.netau.net/deita-o-babico-no-lixo.html


Ação de Formação para Professores da APPI (Associação dos Portuguesa de Professores de Inglês):  uma turma.

Ação de Formação para Professores, Centro de Formação para Professores António Sérgio: uma turma.

Ação de Formação para Professores, Centro de Formação para Professores de Sintra: uma turma.

Assumi que sou um excelente cozinheiro, para além do teatro, resolvi transformar um hobby em meio de subsistência. Inscrevi cinco receitas culinárias de minha autoria num concurso nacional de gastronomia, duas receitas foram escolhidas e publicadas num jornal e mais tarde num livro. Passei a fazer jantares nas casas das pessoas e cobrar à cabeça.

2013
A Family Supper: peça em língua inglesa que escrevi e encenei para ser apresentada nas escolas secundárias às turmas da disciplina de inglês. Bilhete abaixo do custo normal, mas tivemos uma estreia com muitos alunos. Convidei a APPI para assistir e futuramente ajudar na divulgação da peça para as escolas e professores de inglês, mas apenas divulgaram-na no Facebook deles...
Estamos ainda a tentar vendê-la, temos a partir de Setembro algumas possíveis marcações, mas nada está realmente certo.

http://ditirambus.netau.net/a-family-supper.html

Ações de formação para Professores: consegui realizar três turmas, uma em cada Centro de Formação... Gostava de ter muitas turmas como antigamente... Mas tudo bem, melhor do que nada!

O Circo das Cores: peça infantil que estou a encenar. Ainda não temos espetáculos marcados, mas estou a "garantir o peixe" para ter algo para vender.

Estou a procura de uma peça adulta, talvez um clássico de domínio público que não pague direitos de autor, entretanto estou a escrever um texto em parceria com um colega para cinco atores, mas a coisa não está a rolar como deve ser... Creio que farei outra coisa, só com dois atores, assim o "bolo" fica menos dividido.

E é isso! Por hoje, fico por aqui.

Um forte abraço para todos